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PERGUNTAS FREQUENTES
O QUE É SCUBIC?
SCUBIC é uma plataforma inteligente, modular e analítica desenvolvida para aprimorar a gestão diária, a eficiência energética, hídrica, operacional e financeira das organizações, dando suporte a todo o processo de digitalização da organização.
POR QUE USAR SCUBIC?
O SCUBIC foi projetado para ajudar organizações no gerenciamento diário de dados, operações e pessoas, com foco no aumento da eficiência energética e hídrica, bem como no aprimoramento da produtividade e da tomada de decisões dos recursos humanos.
QUAIS EMPRESAS PODEM USAR O SCUBIC?
O SCUBIC foi desenvolvido para beneficiar entidades que gerenciam redes de água (abastecimento, saneamento, agricultura, etc.), incluindo empresas públicas e privadas que buscam melhorar a eficiência de suas operações e reduzir custos operacionais. No entanto, também pode ser usado para gerenciar qualquer sistema de dados, desde redes industriais até edifícios.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE USAR O SCUBIC?
A plataforma SCUBIC foi projetada para transformar dados em informação e, consequentemente, em conhecimento efetivo. Assim, seus benefícios são inúmeros:
• Redução de custos de energia;
• Melhoria da eficiência da rede e redução do risco de falhas no abastecimento de água;
• Redução das emissões de carbono e contribuição para a sustentabilidade do sistema;
• Disponibilização de indicadores de desempenho (KPIs) em tempo real e de forma automática para toda a organização;
• Digitalização das operações e armazenamento de dados históricos;
• Redução do tempo gasto com relatórios técnicos e análises de sistemas;
• Aumento da produtividade;
• Aumento da segurança operacional e melhoria na tomada de decisões;
• Aumento da confiabilidade e resiliência dos processos.
EM QUE MÓDULOS O SCUBIC CONSISTE?
A plataforma SCUBIC consiste nos seguintes módulos:
• Módulo de Monitoramento Operacional (Monitoramento, KPIs, Solar e Reservatórios)
• Módulo Visão Geral/Cockpit (Dia e Histórico)
• Módulo de Previsão (Água, Energia e Renováveis)
• Módulo de Relatórios (Estação Elevatória, Ponto de Consumo, Parque Solar)
• Módulo de Operação Diária
• Módulo de Gestão de Energia (Contadores, Faturas)
• Módulo de Qualidade da Água
• Módulo de Monitoramento de Ativos
• Módulo de Análise Avançada
• Módulo de Alarmes
É POSSÍVEL CONTRATAR MÓDULOS PERSONALIZADOS/ADICIONAIS?
Sim, a plataforma SCUBIC é flexível e permite o desenvolvimento de módulos personalizados para o cliente após levantamento de requisitos e coleta de dados necessários.
QUANTO CUSTA A PLATAFORMA SCUBIC?
O custo da plataforma SCUBIC depende dos módulos contratados, do número de variáveis a serem monitoradas e calculadas e da duração do contrato. A taxa é paga mensalmente e inclui todo o processo de implementação, treinamento e suporte. Para mais detalhes sobre o custo de implementação da plataforma SCUBIC na sua organização, envie um e-mail para info@scubic.pt.
SE A PLATAFORMA FOR MODULAR, POSSO COMEÇAR ADQUIRINDO OS MÓDULOS BÁSICOS E DEPOIS ATUALIZAR/ADICIONAR NOVOS MÓDULOS?
Sim, é possível ativar novos módulos a qualquer momento. No entanto, alguns módulos requerem interconexão com outros, como o módulo de otimização energética, que requer o módulo de previsão. Assim, a implementação inicial pode ser composta por módulos de aquisição e monitoramento de dados e, posteriormente, outros módulos podem ser adicionados.
DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, QUEM SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O USO DA PLATAFORMA SCUBIC?
Seguindo uma lógica de trabalho colaborativo, a plataforma SCUBIC é uma ferramenta de trabalho que (i) responde tanto às necessidades operacionais no terreno em termos de planeamento dos trabalhos/bombeamentos a seguir como (ii) a um nível superior de gestão, sendo uma importante ferramenta de apoio à decisão, uma vez que toda a informação fica centralizada numa única plataforma com dashboards e indicadores, construídos e alimentados em tempo real.
QUE TIPO DE INFORMAÇÃO (POR EXEMPLO, DADOS GERAIS E DADOS DO SENSOR) É NECESSÁRIA?
Os dados necessários dependem sempre dos módulos contratados. Mas, geralmente, os dados necessários incluem aqueles disponíveis por meio de Telegestão/SCADA, dados físicos dos ativos, esquemas altimétricos da rede, dados de energia, qualidade da água, perdas de água ou qualquer outro banco de dados disponível.
COMO OS DADOS SÃO ENVIADOS PARA A PLATAFORMA SCUBIC?
A plataforma SCUBIC fornece uma API para envio e recebimento de dados via conexão HTTPS. Opcionalmente, é possível instalar software nos servidores do cliente para envio e recebimento de dados.
ONDE OS DADOS SÃO ARMAZENADOS E QUEM TEM ACESSO A ELES?
Os dados são armazenados com segurança em bancos de dados gerenciados pela SCUBIC e hospedados na Nuvem. O acesso aos dados é exclusivo da SCUBIC e do cliente, com diferentes níveis de acesso de acordo com as preferências de controle de acesso do cliente. Cada usuário tem um perfil único e personalizável.
QUE GARANTIAS O CLIENTE TEM QUANTO À PRESERVAÇÃO DOS SEUS DADOS?
A SCUBIC implementa um sistema de backup automático, periódico e monitorado. Não há necessidade de qualquer intervenção por parte do cliente.
É FÁCIL IMPLEMENTAR A PLATAFORMA SCUBIC?
Sim. A implementação da plataforma SCUBIC é simples, mas envolve várias fases, exigindo a participação ativa e a colaboração de ambas as partes. A equipe da SCUBIC aloca recursos humanos para auxiliar o cliente em todas as fases de implementação.
QUANTO TEMPO LEVA PARA IMPLEMENTAR O SCUBIC?
O tempo de implementação está relacionado aos módulos contratados. Uma vez que a recepção dos dados esteja operacional, o processo leva até 2 meses, dependendo do tamanho e da complexidade da rede.
QUAIS RECURSOS HUMANOS SÃO NECESSÁRIOS DA EMPRESA?
Para a implementação da plataforma SCUBIC, é necessária a colaboração das equipes de TI e Operações para o acesso aos dados. Além disso, um gerente de contrato é necessário para coordenar o trabalho com a equipe SCUBIC, monitorar o desenvolvimento e a implementação da plataforma e garantir que a SCUBIC atinja todos os objetivos pretendidos.
A SCUBIC PODE INTEGRAR DADOS DE OUTRAS PLATAFORMAS OU SITES?
Sim. Com o SCUBIC, é possível coletar dados de diferentes bancos de dados e integrá-los aos diversos módulos existentes de forma agregada e centralizada. Ele também coleta dados de outros sites via API, como E-Redes, SAP, IPMA, OMIE, etc.
O CONTROLE DAS BOMBAS É MANUAL OU AUTOMÁTICO?
No módulo de otimização, os operadores têm acesso a informações sobre a operação ideal das bombas ao longo do dia, calculadas pelo SCUBIC. Este módulo permite que a plataforma opere em dois modos:
• CO-PILOTO (manual): Os pedidos são disponibilizados na plataforma SCUBIC, e os operadores nas salas de controle acionam manualmente as bombas.
• Operador Virtual (automático): As ordens também são fornecidas na plataforma, mas ela as envia por meio de uma conexão API segura ao SCADA, sem intervenção humana. Nessa situação, o papel do operador é meramente de supervisão.
QUAIS RECURSOS HUMANOS TERÃO ACESSO À PLATAFORMA?
Seguindo uma lógica de trabalho colaborativo, a plataforma SCUBIC é uma ferramenta de trabalho que (i) responde tanto às necessidades operacionais no terreno em termos de planeamento de trabalhos/operações de bombagem, como (ii) a um nível superior de gestão, sendo uma importante ferramenta de apoio à decisão, uma vez que toda a informação está centralizada numa única plataforma com dashboards e indicadores, construídos e alimentados em tempo real.
OS OPERADORES TERÃO DIFICULDADES PARA TRABALHAR COM A PLATAFORMA SCUBIC?
Não. Além do treinamento oferecido pela equipe da SCUBIC, a plataforma foi desenvolvida para ser intuitiva e personalizável para cada usuário. Além disso, a plataforma auxilia na integração de novos operadores por meio do acesso rápido e fácil às informações.
APÓS IMPLEMENTAR O SCUBIC, CONTINUAREI A TER SUPORTE?
A equipe do SCUBIC está sempre disponível para o cliente, e o horário de suporte técnico é sempre fornecido para suporte, correções e novas atualizações.
A CONTRATAÇÃO DA PLATAFORMA SCUBIC INCLUI SUPORTE E TREINAMENTO?
Após a entrega da plataforma, todos os usuários receberão treinamento sobre como utilizá-la, após o qual deverão ser autônomos na utilização. Mesmo após o período de treinamento, a equipe do SCUBIC estará à disposição para esclarecimentos e sugestões de melhorias.
POSSO ELIMINAR AS INFORMAÇÕES DISPERSAS EM PLANILHAS COM A PLATAFORMA SCUBIC E AINDA TER TODAS AS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS DIARIAMENTE DE FORMA ORGANIZADA?
Sim. Independentemente da fonte de dados, o SCUBIC permite a integração de informações de vários programas e a substituição de múltiplas fontes de informação que a entidade utiliza para registro, controle e análise operacional pela plataforma SCUBIC. É uma solução agregadora e sem papel.
QUAIS SÃO OS REQUISITOS DE HARDWARE
A plataforma opera na nuvem, portanto, basta um dispositivo (computador, tablet, smartphone) com conexão à Internet.
A PLATAFORMA SCUBIC SE SOBREPÕE COM O SCADA?
Não há sobreposição com o SCADA. A plataforma SCUBIC utiliza apenas informações do SCADA para gerar informações complementares/novas.
A SCUBIC PODE INTEGRAR DADOS DE OUTRAS PLATAFORMAS OU SITES?
Sim. Com o SCUBIC, é possível coletar dados de diferentes bancos de dados e integrá-los aos diversos módulos existentes de forma agregada e centralizada. Ele também coleta dados de outros sites via API, como E-Redes, SAP, IPMA, OMIE, etc.
O CONTROLE DAS BOMBAS É MANUAL OU AUTOMÁTICO?
No módulo de otimização, os operadores têm acesso a informações sobre a operação ideal das bombas ao longo do dia, calculadas pelo SCUBIC. Este módulo permite que a plataforma opere em dois modos:
• CO-PILOTO (manual): Os pedidos são disponibilizados na plataforma SCUBIC, e os operadores nas salas de controle acionam manualmente as bombas.
• Operador Virtual (automático): As ordens também são fornecidas na plataforma, mas ela as envia por meio de uma conexão API segura ao SCADA, sem intervenção humana. Nessa situação, o papel do operador é meramente de supervisão.